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2026 já começou: 5 tendências que sua marca precisa dominar agora

  • Foto do escritor: Rita Sampaio
    Rita Sampaio
  • 24 de out.
  • 1 min de leitura

Enquanto muitos ainda estão encerrando o ciclo de 2025, o mercado já fala outra língua, o olhar está voltado para 2026, um ano que promete ser de consolidação, ajustes finos e reposicionamento. E se tem algo que não dá mais pra adiar, é a necessidade de entender o novo comportamento das marcas e das pessoas.

Segundo um estudo da Onclusive (Marketing Trends 2026: Global Survey Insights), quase 75% das agências acreditam que microinfluenciadores terão mais resultado que celebridades. O motivo é simples:

O público quer verdade, não fama. Quer conversar com quem vive o que fala.


Outra virada importante é o próprio algoritmo metade dos profissionais de marketing citam as mudanças nas plataformas como seu maior desafio para 2026. Isso exige mais estratégia, consistência e propósito em cada publicação. Não basta estar presente, é preciso estar posicionado.
A tendência também aponta para um conteúdo mais intencional. O excesso de materiais produzidos por inteligência artificial gerou o que especialistas chamam de “homogeneização da internet”.

As pessoas buscam o oposto disso: conteúdo com alma e com voz própria.
E há um dado que conecta tudo isso: o consumidor está disposto a pagar mais por marcas com propósito. De acordo com a Qualtrics Global Experience Report 2025, 71% dos consumidores escolhem marcas que refletem seus valores pessoais.

Ou seja: quem quiser ser relevante em 2026, precisa comunicar valor antes de comunicar produto.


Fonte: Onclusive, Marketing Trends 2026 | Qualtrics, Global Consumer Experience Trends 2025

 
 
 

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